2 de dez. de 2011

Virtualização de uma máquina 'perdida' - Acessando a RS232

Introdução
Conforme havia prometido neste post, vou escrever aqui como consegui acessar o relógio ponto que utiliza a porta serial RS232.

Quem quiser saber mais sobre a RS232, clique aqui.

Como já comentei a RS232 ainda é muito presente na indústria, CLPs, CNCs, equipamentos industriais ainda usam essa tecnologia para obter informações de equipamentos, estado de operação e programação.

Este é o caso do relógio de ponto digital, muitos ainda usam RS232, os mais recentes migraram para USB ou até mesmo para uma interface ethernet (rede), mas em equipamentos antigos, que é coisa comum na indústria, ainda temos isso muito presente. Na indústria não se troca um equipamento de milhares de Reais ou até mesmo milhões de Reais com apenas um clique em uma loja virtual, essa demora é comum e rotineira.

Vamos a situação problema:
Um relógio ponto com comunicação serial via RS232 deve ser conectado a um  notebook, onde há nele somente portas USB, O software de comunicação do relógio somente funciona em Windows XP, não sendo compatível com Windows 7 e nem Windows Vista. O Relógio por estar fora de linha, não possui mais suporte do fabricante e o note que fará a comunicação tem o Windows 7 Professional, portanto, incompativel com o programa do relógio.

Solução, descrição geral:
A solução mais simples é usar um computador com serial e instalar o XP, mas neste caso já temos um computador como fazer então? Simples! Virtualize um PC com Windows XP, compre um conversor RS232 serial para USB e pronto.

O uso de dispositivos USB no VirtualBox é bem simples, mas tem um incoveniente, ele indisponibiliza a utilização do dispositivo no computar hospedeiro da máquina virtual e que na maioria dos casos não é nenhum grande impecílho.

Para anexar o dispositivo USB à máquina virtual você não precisa parar a máquina virtual. No menu 'Dispositivos', clique em 'Dispositivos USB', veja se o que você quer está na lista e selecione, pronto seu USB está pronto para ser usado na máquina virtual. Como todo bom e velho USB pegue os drivers do dispositivos se ele não for reconhecido pelo Windows da máquina virtual, instale e divirta-se.

Caso queira usar o dispositivo no hospedeiro faça o mesmo, vá no menu 'Dispositivos', item 'Dispositivos USB' e desabilite o item que não quer mais.

Como vocês viram é bem simples, rápido e indolor.

Atualizado em Dezembro de 2014

E se você quiser instalar isso em um Virtual Servers Hosting (Hospedagem em servidores virtual) ?

Simples! Hoje a internet está recheada de Virtual Servers Hosting, empresas especializadas na chamada "Cloud Computing", que nada mais são que grandes data centers recheados de servidores prontinhos para receber seu sistema operacional favorito.

Os planos mais baratos são com Linux (Ubuntu, CentOS), e aqueles que servem Windows Servers fresquinhos e sem ter que adquirir um licença, isso não significa que você vai instalar Windows piratão, com aqueles encontrados no extinto "ThePirateBay", você paga a licença no aluguel tem também.

Entre as empresas famosas temos:
Procure aqui por mais serviços de Virtual Servers Hosting.

Nenhum comentário:

Postar um comentário